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Análise vertical e análise horizontal: como comparar resultados A análise vertical e horizontal são muito importantes para o controle financeiro, pois comparam números e resultados. Descubra como lendo esse artigo!

Por Redação

Embora relatórios financeiros sejam indispensáveis para saber quais rumos a empresa está tomando e o que está conseguindo, nem sempre números isolados são o bastante para garantir avaliações corretas. É preciso considerar a necessidade de fazer comparações com valores de períodos anteriores e também identificar como ocorre a evolução dos resultados, garantindo uma avaliação mais completa e assertiva. Nesses casos, a análise vertical e horizontal são muito importantes, fornecendo comparações relevantes para o controle financeiro da empresa. Descubra como comparar resultados aproveitando essas análises!

O que é análise horizontal?

A análise horizontal se baseia na comparação entre resultados de um mesmo indicador em relação a períodos anteriores. Ela recebe esse nome, inclusive, porque na maioria das vezes é feita ao dispor diferentes dados um do lado do outro para a comparação.

Dessa forma, esse tipo de análise promove uma comparação de valores avulsos, indicando qual foi a evolução em relação a resultados passados. No caso de uma análise horizontal do faturamento, é preciso organizar uma tabela que conte com os valores de faturamento a cada período, lado a lado. Utilizando o primeiro valor como base, é possível identificar qual foi o aumento ao longo dos anos: se em um ano a empresa faturou R$ 50 mil e no ano seguinte saltou para R$ 60 mil, então a análise horizontal vai indicar um aumento no faturamento de 20%.

Exemplo 1 – Análise horizontal simplesmente comparando valores
Canal Janeiro Fevereiro Março Abril
Venda direta 1.504,00 800,00 150,00 450,00
Venda inbound 502,00 1.403,00 152,00 1.450,00
Venda via revendedores 723,00 1.123,00 1.150,00 1.216,00
Exemplo 2 – Análise horizontal com ajuda de colunas extras com percentuais e diferença entre as colunas
Canal Janeiro Variação R% Variação % Fevereiro
Venda direta 1.504,00 -704,00 -46,81% 800,00
Venda inbound 502,00 901,00 179,48% 1.403,00
Venda via revendedores 723,00 400,00 55,32% 1.123,00

Uma aplicação vantajosa: fluxo de caixa

A análise horizontal também pode ser realizada para avaliação do fluxo de caixa, já que com ela é possível identificar qual a evolução de contas a receber ou de contas a pagar em um período que pode ser diário, semanal ou mensal. Isso ajuda a gestão financeira a perceber e delimitar tendências financeiras, melhorando o planejamento.

O que é análise vertical?

Já a análise vertical recebe esse nome porque acontece de cima para baixo ou de baixo para cima, indicando resultados em efeito cascata. Esse tipo de análise também pode ser utilizado para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador no resultados.

O DRE, que é a análise da demonstração de resultado do exercício, é um bom exemplo de análise vertical, podendo servir para identificar se a empresa está dando lucro ou prejuízo dentro do período analisado. Nessa análise vertical, tudo começa com a receita de vendas, que fica no topo. A partir dela, ocorrem todas as deduções referentes a impostos, custos de produção e outras despesas. Na última linha – ou seja, no final da análise vertical – encontra-se o valor restante. Se for positivo, significa que a empresa ganhou mais do que gastou e, portanto, está dando lucro.

Exemplo 1 – Análise vertical simplesmente comparando valores
Canal Valor vendido
Venda direta 1.504,00
Venda inbound 502,00
Venda via revendedores 723,00
Total vendido 2.729,00
Exemplo 2 – Análise vertical com percentuais em relação ao total
Canal Valor vendido %
Venda direta 1.504,00 55,11%
Venda inbound 502,00 18,40%
Venda via revendedores 723,00 26,49%
Total vendido 2.729,00

Finalizando

Comparar resultados é fundamental para que a sua empresa realmente se beneficie da aquisição de dados e de sua análise, que pode ser vertical ou horizontal. Essas análises podem ser utilizadas para uma vasta gama de dados, como a análise de DRE e de fluxo de caixa, garantindo uma gestão financeira de resultados. Como você faz a gestão financeira de sua empresa? Restou alguma dúvida? Não deixe de utilizar os comentários.