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5 erros comuns na precificação A precificação traz muitas dúvidas. Confira no nosso post os 5 erros mais comuns na hora de precificar seus produtos.

Por Redação

São muitas as variáveis a serem consideradas na hora da precificação de um produto — como o custo de produção, o valor cobrado pela concorrência, o valor percebido pelo cliente, etc. – mas por que será que tantos empreendedores ainda erram na hora de colocar preços nas mercadorias?

Para que você não faça parte desse grupo, confira agora os 5 erros mais comuns na hora de precificar um produto:

1. Não considerar o preço de custo

Os preços não podem ser colocados de forma aleatória. Considerar o preço de custo é uma variável fundamental para acertar o preço de seus produtos. Qual o valor da sua matéria-prima, qual o tempo de produção e quanto você gasta com o transporte de seus produtos?

Você também precisa levar em conta os impostos e seus custos, como por exemplo: salário dos colaboradores, água, aluguel, etc.

Essas perguntas devem ser feitas antes de você fechar o preço de custo de seu produto. O valor do seu produto deve ser naturalmente maior que o preço de custo para que você tenha uma margem de lucro razoável.

2. Definir o preço com base na concorrência

A concorrência deve ser considerada na hora da precificação dos produtos, mas não é o único fator a ser considerado. Você não pode baixar o seu preço para ganhar os clientes de seu concorrente, nem igualar o seu preço ao deles sem conhecer qual é a realidade deles. Se eles mantém um preço extremamente baixo, é porque ou têm um custo muito baixo ou não estão ganhando nada com o produto, por isso, você não pode usar o preço deles como referência.

3. Elevar muito o preço de seus produtos

Outras empresas pecam por elevar excessivamente o preço de um produto na tentativa de conseguir o lucro do mês com poucas vendas, mas se esquecem de que os clientes sabem muito bem quando um preço está muito acima do valor de mercado. Isso pode fazer com que eles busquem por esse produto na concorrência e você acabe perdendo um cliente para sempre.

A precificação deve ser justa, equilibrada e pensada de acordo com as características do seu negócio. Preços abusivos são uma medida que enfraquece o negócio, o mercado e também abala a relação com o cliente.

4. Desconsiderar o mix de produtos

É comum que as empresas trabalhem com um variado mix de produtos, e esse fator contribui para que mais erros aconteçam durante a precificação. Cada produto tem uma natureza específica e uma forma particular que deve nortear a precificação. Quando se faz promoções, por exemplo, não se deve considerar apenas o preço do produto ou a necessidade de gerar capital de giro, mas o volume de estoque e variáveis como data de validade e valor que aquele produto tem naquele momento.

5. Esquecer de pensar no valor agregado do produto para o cliente

O produto que você vende não deve ser considerado apenas como um objeto ou um valor em uma planilha. O seu produto tem um grande valor para muitas pessoas, por isso esse fator é essencial para a precificação.

O seu produto pode ser bem simples, mas oferecer uma solução fantástica e contribuir para o bem-estar e satisfação de muita gente. O que você entrega ao seu cliente é muito mais que um produto, é a porta para a resolução de alguma necessidade ou problema.

Quando você está definindo a precificação dos seus produtos, quais são as suas principais dificuldades? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!