FinanceiroGestãoEstoque

Leia em 3 minutos

6 motivos para registrar suas compras Registrar as compras é uma etapa essencial para o sucesso do seu negócio. Confira no nosso post seis motivos para começar agora!

Por Redação

Registrar suas compras em um software de gestão pode ser uma ótima ferramenta para gerenciar seu negócio. Esse registro ajuda no controle financeiro, na gestão de estoque e ainda auxilia na emissão de notas de saída.

Não acredita que uma operação tão simples pode trazer tantos benefícios para sua empresa? Leia esse artigo e conheça seis motivos para registrar as suas compras.

Manter um histórico das compras

Manter um histórico das compras é um ponto fundamental para o sucesso da sua empresa.

É através desse histórico que você pode analisar quantas vezes comprou um produto, de qual fornecedor e até mesmo o histórico do preço.

Sem esses dados fica mais complicado entender as variáveis de cada produto.

Se o produto sofreu vários reajustes pequenos e você não reajustou o seu preço de venda, pode estar comprometendo a sua lucratividade, por exemplo.

Armazenar o arquivo XML

Antigamente as notas emitidas em blocos de papel tinham que ser armazenadas por um período de 5 anos mais o ano corrente.

Essa regra não mudou, mas agora o que precisa ser armazenado é o arquivo XML.

Ao registrar as compras no seu sistema de gestão, é provável que ele faça esse armazenamento para você. Assim, você não precisa armazenar vários dados no seu computador e não corre o risco de perdê-los.

Cadastrar os produtos

Sabe todo aquele trabalho que você tem em informar os dados do produto durante o cadastro?

Em bons softwares de gestão, durante a importação do XML você consegue cadastrar novos produtos com poucos cliques, pois o sistema traz automaticamente todos os dados contidos na nota.

Se a sua empresa tem produtos novos frequentemente, esse pode ser um ótimo recurso, pois poupa o tempo de cadastro de novos produtos.

Já se normalmente vende os mesmos produtos, o sistema reconhece automaticamente a quais produtos as suas compras estão vinculadas.

Manter o estoque atualizado

É fato que a apuração de estoque traz muitos benefícios: você consegue saber de forma simples quais produtos estão disponíveis e fica mais fácil tomar decisões na hora de repor o estoque.

Os sistemas de gestão que possuem controle de estoque, em regra geral, movimentam o estoque automaticamente com a importação do XML. Isso quer dizer que ao importar a NF-e de compra, seu estoque já será atualizado.

Menos um controle para você fazer!

Movimentar o financeiro

Outro ponto essencial para a gestão da sua empresa é a saúde financeira e neste caso, o registro de compras pode ajudar!

Alguns sistemas de gestão fazem o lançamento financeiro automaticamente durante o registro das compras. Assim, você evita juros por atrasos no pagamento de boletos para fornecedores, além de visualizar quanto tem a pagar naquele determinado período.

Utilize nossa planilha de contas a pagar e receber e fuja desse problema:

Planilha

Planilha Contas a Pagar e Receber

Baixa agora a nossa planilha grátis de contas a pagar e receber e nunca mais atrase as finanças da sua empresa.


Emitir notas fiscais de saída mais facilmente

Nosso último motivo para registrar suas compras é muito relevante!

Em alguns softwares de gestão é possível emitir as notas fiscais de saída mais facilmente a partir das notas de compras.

O sistema usa os dados da compra para gerar uma venda. Esse é um recurso indispensável para quem trabalha com industrialização, por exemplo. Evita todo o trabalho de redigitar manualmente a NF-e.

Além disso, fazer corretamente as devoluções a partir desse recurso é muito mais simples. Para fazer uma devolução sem o registro de compras é preciso analisar no XML dados como substituição tributária, IPI, PIS/COFINS, se a empresa é simples ou normal…

Ao registrar sua compra, o sistema já tem todos esses dados e é só devolver o que deseja em uma operação descomplicada.

E agora a pergunta final: está pronto para começar a registrar suas compras?! Conheça o Fácil123 e veja como essas operações podem ser fáceis!