Financeiro

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Qual o nível de maturidade do financeiro da sua empresa? Conhecer qual o nível de maturidade do seu financeiro pode ajudar a levar sua empresa para o próximo nível. Saiba, nesse post, qual nível sua empresa está.

Por Cezinha Anjos

Aqui na ASSEINFO, nós percebemos que as empresas de diversas idades e culturas possuem nível de maturidade diferentes do seu financeiro.

Conhecer os diferentes níveis de maturidade e ter ciência de onde sua empresa está no momento, pode lhe ajudar a mover a sua empresa para o próximo nível.

Não há problema nenhum em se encontrar num nível inferior. Muitas vezes isso é normal de acordo com a fase que sua empresa está. O problema é ter ciência disso e não fazer nada a respeito para melhorar.

Faça nosso quiz, descubra em qual nível você está e onde pode chegar!

Quiz: descubra o seu nível

Marque abaixo as frases que mais fazem sentido para a sua situação atual. Seja honesto consigo mesmo, ok?!

Resultado

Preencha seu e-mail acima e clique no botão para saber o seu resultado.

Você está no nível 1: Zoeira sem fim.

Você está no nível 2: Ao menos eu sei o que devo e o que me devem.

Você está no nível 3: Tá tudo anotadinho, mas ainda falta grana.

Você está no nível 4: Trabalhando com mais folga.

Você está no nível 5: Sou o cara! Começo o ano sabendo como ele vai terminar.

Nível 1: Zoeira sem fim.

Como reconhecer

A empresa que está neste nível, não tem um controle formal do que há pra pagar e receber. Também não existe um controle efetivo sobre os saldos das contas e nenhuma previsibilidade.

É um nível muito perigoso, pois qualquer revés pode levar a empresa a quebrar. Você pode estar gastando mais do que tem pra receber e nem saber disso.

Sem os controles básicos, você não consegue nem mesmo priorizar quem precisa ser pago antes. Não é nada fácil descobrir que você precisa pagar algo através de um cobrador em sua porta, certo?

Desafios

O maior desafio dessa fase é o próprio empreendedor. A virada de chave depende de uma série de fatores psicológicos de quem está a frente dos negócios.

Em um primeiro momento o empreendedor pode pensar: “Ah… no momento eu não preciso disso, pois tenho coisas mais importantes para tocar.”. Isso pode acontecer porque ele não está enxergando o valor em ter um controle financeiro.

Frases como “Gostaria de controlar, mas acho que não vou dar conta!” ou ainda “Vai faltar tempo!” são indícios que o empreendedor já enxerga valor na gestão financeira, mas acredita que o esforço é muito grande.

A disciplina e organização podem ser outras barreiras. O esforço para ganhar um novo hábito e manter a disciplina de fazer os lançamentos requer ajuda e acompanhamento. Criar uma sistemática de trabalho sustentável também é importante.

Como superar

O artigo abaixo pode lhe ajudar a superar algumas crenças limitantes.

Não se esqueça de começar devagar. De pouquinho em pouquinho você chegará ao seu grande objetivo: a gestão financeira.

Este próximo material pode lhe dar uma mãozinha para entender como classificar seus gastos.

Se você ainda não usa um sistema de gestão como o Fácil123, a nossa planilha de contas a pagar e receber pode ser um bom começo.

Nível 2: Ao menos eu sei o que devo e o que me devem.

Como reconhecer

Esta etapa é caracterizada pelas empresas que já possuem algum controle automatizado das contas a pagar e receber. Os gastos também passam a receber algum nível de classificação.

Com isso a empresa não sofre mais com pagamentos surpresas e começam a poder entender os tipos de gastos que mais afetam o caixa.

A previsibilidade ainda é pequena, pois os saldos das contas bancárias ainda não estão conciliados e nem todos os lançamentos futuros estão registrados.

Desafios

O maior desafio desse nível é fazer a conciliação bancária e do caixa acontecer.

É através da conciliação que você vai garantir que todos os pagamentos e recebimentos estão sendo feitos de forma correta. Se os saldos das contas e do caixa não baterem, significa que algo ficou para trás.

É normal que nesse nível você descubra alguns furos no seu processo. Você perceberá que um pagamento ou outro estava ficando de fora ou uma baixa estava sendo feita com valor indevido. Você perceberá também que algumas operações exigem controle e que você nem tinha se tocado, como por exemplo, cheque de terceiros e cartões de crédito.

Neste momento, é muito importante rever todo o processo a procura de gargalos ou sabotadores. Pode ser que você não esteja pegando comprovante de tudo ou esquecendo de lançar algum dado que não deixa a conciliação bancária acontecer.

O gestor precisa ainda cuidar da sua motivação, pois diante das barreiras, a vontade de desistir pode se tornar maior que a vontade de dar certo.

Se a tarefa da conciliação for delegada para algum funcionário, é importante que este tenha acesso aos extratos bancários e ao caixa. Sem isso a conciliação é impossível. Se o gestor não quer abrir esse número ao colaborador, então ele precisa assumir essa função.

Como superar

Aprenda mais sobre conciliação no artigo a seguir:

Os problemas parecem muito grandes de serem resolvidos? Vá com calma e faça como um bebê: um passinho de cada vez. O artigo abaixo lhe dará uma noção sobre melhoria contínua através do ciclo PDCA. Melhore o mundo um pouquinho de cada vez. 😉

O caixa ainda não está fechando? Você pode estar esquecendo de registrar algum gasto pequeno. Leia nosso post e veja um método de resolver:

Baixe agora a nossa planilha para registrar todos os seus gastos:

Nível 3: Tá tudo anotadinho, mas ainda falta grana.

Como reconhecer

Nesse estágio a brincadeira começa a ficar mais legal. Aqui a empresa já está conciliando os saldos das contas do sistema com o banco e o caixa é fechado periodicamente.

A empresa começa a ter a capacidade de perceber a quantidade de dias que ela consegue operar com o seu capital de giro disponível.

Desafios

A grande batalha do administrador nesta etapa é elevar o capital de giro para níveis mais saudáveis.

Como superar

Uma forma de aumentar o capital de giro é entendendo melhor os gastos da empresa. Isso pode ser feito analisando-os de forma categorizada.

Um bom sistema de gestão fará toda a diferença. Por exemplo, o Fácil123 possui o fluxo de caixa categorizado. Ele é capaz de responder ao administrador quanto a empresa gastou, separando cada gasto por categoria. Digamos que eu tenha identificado que estou gastando demais com deslocamento e transporte, logo eu posso tentar apertar o cinto ou ainda achar meios alternativos de diminuir este gasto.

Você ainda não tem sistema de gestão? Não se preocupe! Criamos uma planilha de fluxo de caixa que pode lhe ajudar.

O gestor deve tentar alongar o prazo de pagamento e diminuir o prazo de recebimento. Isso fará com que a empresa dependa menos de capital externo. O primeiro passo é descobrir qual a situação desses prazos. O conteúdo abaixo pode lhe ajudar nesta tarefa.

Você precisa encontrar também meios de acompanhar quantos dias o seu negócio consegue ficar de porta aberta com o dinheiro que você tem. Novamente um bom sistema de gestão, como o Fácil123, pode ajudar o administrador a perceber essa informação através de um gráfico com o saldo do caixa de cada dia.

Separamos também abaixo algumas dicas práticas para a otimização do capital de giro.

Nível 4: Trabalhando com mais folga.

Como reconhecer

No nível 4 a empresa já tem controle de todos os números e o capital de giro já saiu da zona de perigo. É hora de colocar um pouco o financeiro no piloto automático para o administrador ter tempo de impulsionar vendas, administrar estoque e quem sabe, expandir o seu negócio.

Desafios

As empresas nesse nível devem procurar projetar os gastos futuros no fluxo de caixa. O mesmo para as receitas.

Como superar

Aqueles gastos já conhecidos e recorrentes devem ser lançados como previsão. Por exemplo, se você gasta em média R$ 100,00 de energia elétrica todos os meses, então lance para cada mês futuro do ano R$ 100,00. Quando o valor real da conta chegar, se o valor da conta vier um pouco a mais ou a menos, basta ajustar.

Faça isso para o máximo de gastos que você consiga identificar e prever.

Você pode usar essa mesma estratégia para os recebimentos. Só faça o favor a si mesmo de usar valores factíveis de alcançar.

Mais uma vez um bom sistema de gestão pode ser uma mão na roda para o acompanhamento das suas previsões. No Fácil123 esta situação é bem simples de acompanhar com o fluxo de caixa categorizado. Além de estimar o valor a receber, o valor a pagar e quanto sobrará ou faltará, o sistema conseguirá ainda simular qual será o saldo da sua conta corrente se as previsões se concretizarem.

Nível 5: Sou o cara! Começo o ano sabendo como ele vai terminar.

Como reconhecer

Sua empresa está neste nível? Meus parabéns, pois você faz parte da minoria de uma minoria. 🙂

Aqui a empresa começa o ano fazendo o planejamento orçamentário com base no ano anterior.

Desafios

Basicamente o que precisa ser feito é rever os gastos e recebimentos do ano anterior, ver o que ainda faz sentido para o próximo ano, aplicar um percentual de reajuste e projetar o ano novo.

Como superar

Trabalhar bastante o ano todo para que as metas sejam superadas e sustentar um caixa bem gordo.