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Entenda o que é ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio é uma variável importante a ser utilizada, pois mostra quanto é necessário faturar para que as receitas superem às despesas e custos.

Por Redação

O ponto de equilíbrio é uma variável importante a ser utilizada no processo de gestão empresarial. Ele é mais que simplesmente saber o nível de vendas a ser alcançado por uma empresa de modo a não ter lucro, nem prejuízo.

Ele é um direcionamento para metas de vendas, para a ampliação ou para a redução da capacidade produtiva, dentre outros itens.

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Continue lendo nosso post. Vamos explicar mais sobre o ponto de equilíbrio.

Desmistificando o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio pode ser entendido como o valor mínimo que deverá ser vendido em uma determinada empresa para que sejam cobertos todos os custos e despesas fixos e variáveis, ou seja, o resultado será zero.

Mas será que isso é bom para a empresa? Em empresas que estão começando ou que pretendem lançar um novo produto ou serviço, o ponto de equilíbrio é extremamente útil para que ela saiba o esforço de vendas necessário para que não ocorram prejuízos.

Calculando e entendendo o ponto de equilíbrio

Para o cálculo do ponto de equilíbrio é preciso separar e entender alguns conceitos. O primeiro deles é o de Margem de Contribuição Unitária (MCu), que é o valor que sobra da comparação do Preço de Venda com os Custos Variáveis. Os custos e despesas variáveis são aqueles que possuem ligação ou aumentam com a produção, como é o caso da matéria-prima ou da mão de obra direta.

Ao obter a MCu é preciso calcular o Ponto de Equilíbrio (PE) de forma efetiva, dividindo os custos e despesas fixos pela MCu obtida. Os Custos Fixos são aqueles que não têm relação direta com a produção, como é o caso do aluguel e manutenção.

Ponto de Equilíbrio (PE)= (Custos + Despesas Fixas) ÷ (Margem de Contribuição Unitária (MCu) x 100)

Assim, um produto que é vendido por R$90,00 e que tem custos e despesas variáveis de R$65,00 tem uma Mcu de R$25,00, que é o que sobra de cada produto para arcar com os custos e despesas fixos.

Margem de Contribuição Unitária (MCu)= Valor das vendas – (Custos + Despesas Variáveis)

Se os custos e despesas fixos de uma empresa totalizam R$5.000,00, para o cálculo do PE devem ser divididos pela MCu encontrada, ou seja, R$5.000/R$25,00, o que nos dá o resultado de 200 unidades. Para conhecer o valor em receita é só multiplicar esta quantidade pelo valor unitário: 200 vezes R$90,00 e assim temos R$18.000,00.

Estratégias utilizando o ponto de equilíbrio

Quer fazer com que suas metas de vendas se tornem possíveis e sustentáveis? Identifique a margem de contribuição de todos os produtos. Alguns podem ter valores menores, mas serem mais rentáveis do que produtos mais caros por causa da margem de contribuição mais elevada. Aqui, é possível trabalhar com um mix de produtos diferenciado, pensar em cortar alguma linha de produtos ou incentivar aqueles mais rentáveis e que contribuem mais para o PE.

Tente, por exemplo, trabalhar com comissões diferenciadas para estes produtos, o que estimulará seu pessoal de vendas a vender os produtos mais rentáveis, agregando mais valor para seu negócio.

Conseguiu identificar o raio-X do ponto de equilíbrio neste post? A matemática sempre ajuda quando o assunto é planejamento financeiro de qualquer negócio. Se precisar de mais informação financeira, basta nos procurar!